domingo, 8 de novembro de 2009

A COMUNICAÇÃO DA TORCIDA ORGANIZADA FORÇA JOVEM DO VASCO

O sucesso da Força Jovem é evidenciando no seu crescimento a cada ano, para muitos não tem explicação, para resposta é simples, com as eleições, o chefe da torcida foi extinto. Com um presidente eleito, acabaram com aquelas figuras que se julgam donas da torcida. O chefe era aquele que mandava de acordo com seus caprichos e interesses pessoais. Ao contrario disso, os últimos presidentes procuravam sempre reforçar a filosofia de que ninguém é mais importante do que ninguém. O valor de cada componente da torcida esta no trabalho que se dedica ao grupo e não do nome que ele possui. O importante é coletividade é a divisão de tarefas e o espírito democrático e fraterno que deve integrar no processo eleitoral, tornando conhecimento das chapas e votando naquela que julgar a melhor. Vale destacar que para votar é preciso apresentar a carteirinha de sócio, desde que esteja em dia com suas mensalidades.

Segundo o colecionador, vascaíno e integrante da Força Jovem do Clube Vasco da Gama há 28 anos, Flavio Barreto, o Jornal do Vasco ou da Força Jovem retornou à circulação em 2008, na gestão do presidente Luiz Claudio do Espírito Santo,. Em 2009, o jornal da Força Jovem só teve uma edição.

Segundo Espirito Santo, presidente da Força Jovem do Vasco, a cobertura da mídia quando o assunto é Torcida Organizada de Futebol “é fraca, preconceituosa, tendenciosa, não expondo a realidade das torcidas organizadas”:

Só vêem o lado negativo. Como se o Brasil também não tivesse pontos negativos e a imprensa fosse santa. A mídia só passa o que eles acham que vão dar retorno para eles e o que dá retorno é tragédia, infelicidade dos outros isso da Ibope. (Espírito Santo, presidente da Força Jovem, 2009)


A grande função da torcida organizada, mesmo que contestada por muitos, é de ser o “porta-voz” dos torcedores na arquibancada e junto ao clube.

Quando se trata de torcida organizada é sempre um assunto delicado. Há sempre uma preocupação por parte da diretoria (de todas as Tos), para que pessoas de fora da torcida não fiquem sabendo de assuntos internos, por isso a comunicação na maioria das vezes é limitadas, porque nas torcidas organizadas nem sempre todos os integrantes estão preocupados apenas torcer e apoiar o time. Muitos estão preocupados com brigas com rivais do que com o próprio clube, por isso tal preocupação com informações sobre a organização interna. Mas acredito que deveria haver uma melhor comunicação das Organizadas com a imprensa, que na maioria das vezes noticia apenas o lado negativo das torcidas. (Corrêa, 2009).

Para o torcedor Vascaíno e sócio da FJV, Flávio Barreto, a maioria das coisas que acontece na torcida é resolvido nas reuniões e dentro do estádio em dias de jogos, como grande parte dos componentes não tem como freguentar as reuniões e aos jogos, principalmente quem é de fora do Rio, tipo a minha família, procuramos saber dos acontecimentos e passamos um para o outro. A criação do jornal da FJV é outro ponto importante de comunicação e ficamos sabendo dos projetos sociais que a torcida participa, o site é outro ponto importante para os associados e o Orkut, só ali que é meio complicado você saber ao certo o que esta acontecendo principalmente que a nossa torcida esta dividida em dois grupos, ai cada um fala uma coisa.

Segundo Bruno Issac, diretor de comunicação e Relações Publicas, do Grêmio Recreativo Força Jovem do Clube de Regatas Vasco da Gama, a torcida se relaciona com pessoas de todos os níveis, desde diretores do clube até o torcedor comum.

A TV Força Jovem, foi uma idéia do Jornalista da Força Jovem, Luiz Jardim, para dar mais visuabilidade e interatividade para o site da Força Jovem e ser a primeira Torcida organizada do Rio de Janeiro, a ter uma TV própria. A Força Jovem adquiriu os equipamentos em uma parceria como a associação Amo Vasco (associação com objetivo de resgatar a força da torcida! fortalecer nosso clube de acordo com a sua TRADIÇÃO, história e merecimento). Os equipamentos são todos deles, pois não tínhamos recursos para adquirir os equipamentos sozinhos.

A TV só passa no site das torcida, www.forcajovem.com.br, depois dos jogos no Rio de Janeiro.

A Torcida Organizada Força Jovem do Vasco, faz uma campanha de doação de sangue fez para mostrar nossa cota para a sociedade, conjunta com outros estados e torcidas como; Mancha Verde, da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) e do Clube Atlético Mineiro (MG).

Hoje, a força jovem esta resgatando a sua comunicação com a volta dos jornais mensais, estruturação do site, propagandas em jornais (que foi abolida, porque não deu o resultado esperado), outdoors e da TV Força.

Para ele, a comunicação da Força esta melhorando, saímos da estaca zero e hoje já temos um site estruturado, que passa todas as informações de tudo que ocorre na torcida e no próprio clube.

De acordo com Edgard Corrêa, jornalista e sócio da 27ª Família da Força Jovem do Vasco no Espírito Santo, o principal canal de comunicação entre os integrantes capixabas, é a comunidade oficial da torcida no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3694216). Neste fórum são passados informes e debatidos temas internos. Também existe um grupo de bate-papo pelo “Messenger” e um grupo de e-mail. Não posso falar como é a comunicação entre a diretoria e os integrantes de dentro do estado do RJ, mas nós de fora do Rio de Janeiro nos informamos através do site oficial da Força Jovem (http://www.forcajovem.com.br) e da comunidade oficial no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=883119) .

“O site é o melhor meio de comunicação, pois com ele conseguimos alcançar todos os nossos associados e admiradores, não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil e no mundo”. (Issac, 2009).

A importância social da torcida é muito grande, pois é nela que o jovem se espelha para formar parte da sua personalidade. (Marcelo He-Man, ex-presidente da Força Jovem, de 1997-1998, em 2008).

O papel da torcida, além de incentivar o time nos jogos, é de fiscalizar a direção do clube, é uma responsabilidade que a Força Jovem precisa retornar a fiscalizar a direção do clube.

Para Wallace Reis (Neguere), diretor e responsável pela 22ª família da Força Jovem, do Distrito Federal (DF), a torcida é independente temos nossos próprios meios de vida. Temos contato com outras famílias, e um bom relacionamento com alguns diretores do Clube de Futebol e Regatas Vasco da Gama. Mas, mesmo independentes não deixamos de estar em contato com meios políticos e governamentais (ex: diretoria do clube, relação interna entre torcedores, ex-dirigentes do clube e da torcida, outras famílias, torcidas aliadas ou não, governos, políticos, federações de futebol e etc.).

O objetivo da comunicação deve ser agregar valores e buscar o aumento do patrimônio e da qualidade de vida para os associados.

Para ele, a ação de comunicação mais eficaz são as ações sociais para aquelas de baixa renda.

Hoje a torcida esta muito mais estruturada, sede, várias bandeiras, bandeirões. A diretoria esta fazendo um excelente trabalho, aos poucos vai se arrumando, mais ainda estamos muito longe das torcidas organizadas de São Paulo, lá eles tem outra cultura em matéria de organização. Nesse ponto não culpo nenhuma diretoria carioca, lá em São Paulo em primeiro lugar é a torcida e depois o Clube, exemplo, lá o Clube deles é a Sede da Torcida.

Segundo Wallace Neigueire , responsável pela 22ª família da FJV, adotamos um sistema de comunicação diferenciada por todos os diretores de diretorias, usamos o Nextel no qual dar maior qualidade no contato entre as partes. Isso nos deixa próximo de qualquer problema e resolvemos tudo em alguns minutos nas outras torcidas não tem esse sistema mais espero que tenham daqui uns anos, principalmente nossas aliadas.

O grande diferencial da Força Jovem é a amizade, lutamos um pelos os outros, brigamos como uma família normal, mas sempre fechados para o que for até morrer pelo Vasco.



Este video mostra porque o jogador Edmundo, é o maior idolo da torcida vascaina, principalmente da Força Jovem do Vasco

Um comentário:

  1. Legal as informaçôes sobre o trabalho de divulgação da torcida usando a midia, tanto jornal, tv e até no orkut e temos que acabar com a idéia pejorativa das torcidas organizadas, sucesso no seu blog beijos Lô.

    ResponderExcluir