sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O SOM, A IDENTIDADE VISUAL E O JORNAL

A magia da bateria dá a integração aos membros da torcida, unindo-os num ritual só igualado aos desfiles das Escolas de Samba. Futebol e Samba é um casamento perfeito. No entanto, a grandeza musical das torcidas organizadas é apenas uma parte das formulas que deixam os torcedores em estado de êxtase total. A combinação de vários ritmos dá um tempero especial conciliando o samba ao Rock e ao funk, passando pelas parodias de músicas infantis. A ideia principal é não deixar fora nenhum ritmo. Nas arquibancadas dos estádios de futebol, todos os gêneros musicais têm a sua vez. (Barreto,Flavio,2009).

No início da década de 1990, vários integrantes da Força Jovem começaram a pintar imagens de Eddie nas costas de suas camisas, logo abaixo da palavra Força Jovem. Na mesma época a torcida adotou de vez a identidade visual com Eddie, assim como o lema “Vasco por amor, Força Jovem por ideal”, preservado até a atualidade.

O Jornal da Força, ou do Vasco, começou a circular começou em 1992. As edições não tinham periodicidade regular, com alguns números circulando um mês após o anterior, e outros três meses ou mais. O jornal sempre foi distribuído na arquibancada nos estádios onde o Vasco jogava, e nunca foi vendido em banca e nem enviado aos associados.

Em julho de 2003, a Força Jovem, numa parceria com o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Artur de Siqueira Cavalcanti), realizou uma campanha de doação de sangue, inédita entre as torcidas organizadas.

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