quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A PESQUISA DE CAMPO: A COMUNICAÇÃO EM OUTRAS TORCIDAS ORGANIZADAS

Este capítulo é dedicado a relatar e analisar os dados colhidos na pesquisa de campo, realizado com dirigentes e integrantes de outras torcidas organizadas, para colher informações sobre as políticas e ações de comunicação realizadas em cada uma delas.
4.1 ATUP E A MANCHA VERDE
Para Diogo de Souza Leite, um dos diretores da Torcida Uniformizada do Palmeiras (TUP), a torcida organizada é o meio mais fácil que o torcedor de futebol tem para acompanhar o seu clube de coração. Com isso, a torcida organizada tem a responsabilidade representar os torcedores junto ao clube, pois o clube pertence a todos os torcedores e todos eles têm direito de acompanhá-lo através da sua representação. “Nosso relacionamento é direto com os associados. Nossa torcida tem como missão trazer as famílias para dentro da nossa quadra para que possamos compartilhar e desfrutar a alegria e emoção juntos”.
Segundo Diogo, a comunicação é muito importante para a torcida, pois é um direito dos associados ter informações sobre a entidade ou o clube, “pois somos uma família em busca de um único ideal [...] e através da comunicação poderemos melhorar a nossa participação cada dia mais”.
O que deve ser suprimida, para Diogo, é a imagem negativa que têm as torcidas organizadas. “Coisas ruins acontecem em todo lugar e em qualquer momento, mas até parece que há uma perseguição”, diz ele ao comentar que a impressa “faz questão de focar fatos lamentáveis” sem, contudo, divulgar “o que acontece de bom dentro da entidade” como as festas, os movimentos sociais e o trabalho com as crianças.
Ele defende, ainda, que o clube deveria criar uma forma diferenciada de comunicação “não só para as organizadas, mas sim para os torcedores de menor renda”, pois “isso atrairia mais gente aos estádios e aproximaria ainda mais o torcedor do seu clube do coração”, ao contrário do que ocorre atualmente que é o que chama de “elitização do futebol”.
Para Diogo, as ações da torcida que mais deram resultados positivos foram aquelas relacionadas aos associados como a escolinha de futebol, o serviço de dentistas, o carnaval e as palestras educacionais.
Segundo o site do Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Torcida Mancha Verde, as melhores ações de comunicação são os projetos sociais como a campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do tufão e desabrigados da chuva, em Santa Catarina, a campanha “Unidos pelo Sangue”, de doação de sangue na sede da torcida, realizada em parceria com os hemocentros e com os grêmios Galoucura e Força Jovem do Vasco.

Segundo o site da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (UniSanta), de São Paulo, o palmeirense Emerson Dias, presidente da ONG “Amigos da Mancha”, associado há 17 anos da torcida organizada Mancha Verde, é o responsável pelos projetos sociais como o “Conte com a Mancha Verde” que criou uma rede de atendimentos e auxílios às famílias e pessoas carentes da comunidade que são beneficiadas com doações de cadeiras de rodas, medicamentos, cestas básicas, colchões e materiais escolares, entre outros produtos. Em 2009, o projeto desenvolveu uma campanha do agasalho beneficiando o Centro Social São Geraldo e o Asilo São Vicente de Paula, além de pessoas da comunidade.
De acordo com Antônio Rafael Scarlatti Felippe, diretor de Sub-Sedes e Relações Públicas, e sócio do Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Torcida Mancha Verde, associado há 19 anos, a torcida se comunica com dirigentes e jogadores, procurando expressar suas opiniões, em relação, por exemplo, “à postura, conduta, elenco, dedicação, profissionalismo, e também cobrar excessos, abusos e os erros”.
A Mancha Verde não tem envolvimento com política, e nem contatos com associações publicas, limitando suas ações à área social.
Um dos meios de comunicação utilizados pela Mancha Verde é a TV Mancha. Ela tem como objetivo ser um canal direto com o torcedor, em que “todos os assuntos inerentes à torcida e ao Palmeiras são transmitidos de forma sincera, com profissionalismo e dedicação”, informa Felippe. A TV Mancha transmite um programa ao vivo, às segundas-feiras, às 21 horas, “com a participação de jogadores, ex-jogadores, diretores, palmeirenses ilustres e todos os que de uma forma ou de outra prestigiam a entidade e o clube”.

4.2 O CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

Relata Luciana Pombo, no seu blog (http://blogs.abril.com.br/atleticomaisfutebol/2009/09internet-sem-muros-por-luciana-pombo.htm), que não há “como entender aqueles que deixam escapar a vitória para adormecer no colo dos derrotados”. Segundo ela, na comunicação das torcidas organizadas e dos clubes “isto ocorre o tempo todo”, pois “as pessoas deixam de serem elas mesmas e passam a falar apenas de assuntos que não dominam, deixam de lado o debate com os torcedores e se crivam de diálogos que são improdutivos, que não nos levarão a nada”.

“Vejo isso todos os dias” no Clube Atlético Paranaense, diz ela, “no abandono da comunicação e dos elos de interatividade com o público como sendo a mola propulsora do crescimento”. “Não se enganem: a comunicação é o futuro do mundo. Não se comunica quem deixa de lado a Internet, quem não responde e-mails, quem não aposta na interatividade como caminho”, critica.

Para Luciana, a tendência mundial aponta para o uso cada vez mais intensivo da internet na comunicação das organizações. Segundo ela, “uma pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo demonstra que os clubes brasileiros ainda estão engatinhando na internet”. “E os que têm um portal pronto e absurdamente planejado (com local exclusivo para transferência de jogadores, chat, fóruns, jogos interativos para adultos e crianças, rádio, televisão, plano de mídia, humor e entretenimento, blogs e opinião online dos visitantes) preferem guardar o projeto em alguma gaveta”, critica referindo-se ao Clube Atlético Paranaense.

Diz Luciana que, no caso do Atlético Paranaense, “não se tem meramente um projeto, se tem um trabalho pronto e com o design aprovado pela Diretoria de Comunicação ainda em 2008”, mas que ainda não saiu do papel.

Luciana relata que a pesquisa publicada na Folha de São Paulo mostra que o Manchester United, por exemplo, tem 20% do seu faturamento total com transações realizadas através da Internet, com produtos licenciados e a venda de ingressos. “Dá para imaginar o que isso significa?”, pergunta ela.

O portal que ainda não foi ativado no Clube Atlético Paranaense aposta na lucratividade ao fornecer inúmeros serviços ao usuário, como a revenda de ingressos de associados pela internet e a venda de títulos de sócios para pessoas que queriam usufruir de algo diferenciado como uma revista eletrônica, um museu virtual e transmissões de jogos da base.

4.3 OS GAVIÕES DA FIEL

A torcida Gaviões da Fiel, do Sport Club Corinthians Paulista – denominada Grêmio Gaviões da Fiel Torcida - é a que demonstra estar mais avançada em prestação de serviços ao associado. Segundo o seu portal (http://www.gavioes.com.br/2009/gavioes.aspx?p=projetossociais), as suas ações “têm o objetivo de mudar a imagem das torcidas organizadas” daí porque realizam permanentemente campanhas como a do agasalho que em 2009 está na 15ª edição. A cada ano a campanha arrecada 650 mil peças que vestuário que são distribuídas à população carente e entidades beneficentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário